sexta-feira, 3 de agosto de 2012

[Análise] Como desenhar mangá: garotas, elfos, cavaleiro, demônio... ~ Parte 2



Este parece ser o primeiro volume da coleção que apresentei na postagem: [Análise] Como desenhar mangá (Coleção / Desenho / Mangá) ~ Parte 1. São 128 páginas de um curso que se propõe a ensinar como desenhar mangá a partir de personagens típicas, agrupadas em categorias. 

Como não poderia faltar, o livro traz uma apresentação que explica ao leitor o propósito da coleção e dentre outras informações, mostra como foram divididas as etapas de cada desenho. São elas: preto e branco, esboço, a construção da figura, a definição do desenho, a finalização e a colorização. Além disso, dá algumas sugestões e conselhos práticos em todas as etapas. O livro é dividido em três partes:

ê Garotas;
ê Fantástico;
ê Digitalizando Mangá Fase 1.



Cada parte por sua vez, traz nove arquétipos que são rapidamente introduzidos e apresentados em forma de desenhos que se desdobram nas seguintes etapas: 1. Forma; 2. Volume; 3. Anatomia; 4. Figurino; 5. Finalização à tinta e iluminação; 6. Cores. A terceira parte explora cinco tópicos básicos e introdutórios sobre digitalização de desenhos, incluindo uma breve explicação sobre as principais ferramentas do Photoshop.

Do total de 18 arquétipos, os que mais gostei foram: a colegial tímida, a esportista, a lolita gótica,  a exploradora, o anão e o demônio. Suas proporções, elementos, postura e traço me passam mais harmonia do que os demais. Outro ponto forte do curso são as dicas e “macetes” dados em cada página. De um modo geral, o material é organizado de forma bem didática, simples e objetiva, facilitando a compreensão e a aquisição das técnicas exploradas no livro. Nas fotos abaixo é possível ver com mais detalhes o conteúdo explorado neste volume.

Até a próxima!


~Nana~






Você leu:
[Análise] Como desenhar mangá: garotas, elfos, cavaleiro, demônio... ~ Parte 2

Leia também:


3 comentários:

  1. eu tenho esse livro so q nao consigo desenhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caro "Anônimo". É compreensível. Esta coleção é indicada para quem já tem alguma noção básica de desenho, pois os passos dados nos livros são resumidos e superficiais. Eu o comprei mais para ter um referencial de tipos de personagens. Se queres aprender a desenhar a partir do básico, recomendo que compres uma publicação mais detalhada e adequada ao teu nível.

      Excluir
  2. jovem tem como compartilhar a part onde ensina a desenhar garotas pois ja tive a revista mas derao sumisso dentro de casa e cheguei na part mais chata de se desenhar q e mulher justo a maior das minhas complicaçoes

    ResponderExcluir

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!