segunda-feira, 23 de abril de 2012

[Nihongo no benkyō] Hiragana Practice e Katakana Practice


Há um tempo, em minhas “andanças” pela internet descobri uma ferramenta (útil para quem estuda língua japonesa) que vou compartilhar no blog: um exercício prático feito em flash. Na verdade, dois exercícios: “Hiragana Practice” e “Katakana Practice”, também denominados pelo próprio autor como “Hiragana Drag-n-Drop” e o “Katakana Drag-n-Drop”, e conhecidos na rede como “Hiragana-timer” e o “Katakana-timer”. 

Cada uma dessas duas ferramentas é como um game: um puzzle bem simples baseado num sistema de arrastar com cronômetro. São compostas pelas tabelas simples (com as 46 letras básicas) dos fonogramas japoneses: Hiragana e Katakana com suas respectivas leituras em Romaji. As peças principais da tabela estão disponibilizadas aleatoriamente abaixo para que o jogador as arraste ao quadro correspondente, dentro de um determinado tempo, cronometrado no próprio exercício. Tempo este que pode ser reiniciado a qualquer momento, ao gosto do jogador. 

Mesmo não contendo as sílabas sonorizadas e os ditongos (sons contraído), acho que ambos são exercícios bastante úteis para quem está iniciando o estudo do idioma japonês e quer testar sua memória, tanto com o fonograma Hiragana quanto o Katakana. Como estão protegidos por copyright, vou disponibilizar apenas os links da hospedagem original dos games. Quem tiver interesse em praticar, é só ir diretamente ao link (disponibilizado no final deste texto). O cronômetro do exercício inicia automaticamente. Para reiniciar a contagem é só clicar em “reset”.


O legal desse jogo é que a cada “reset” os Hiragana e os Katakana mudam de posição, evitando, assim, que o jogador memorize o local de cada um na parte inferior. Só a tabela romanizada (azul) que fica na parte superior é fixa.

O recurso foi criado por Andrea Shea da Universidade do Estado da Califórnia. Ele está cadastrado no site Merlot (Multimedia Educacional Resource for Learning and Online Teaching), um portal da Universidade supracitada. Os links diretos para os dois exercícios são os seguintes: Hiragana e Katakana

Bom jogo e bons estudos!

がんばって!

~Nana~

2 comentários:

  1. Adorei os exercícios, vão me ajudar bastante com os meus estudos.ありがとう!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ClariChan, que bom que gostou. Obrigada por seu comentário! :)

      Excluir

コメントをありがとう! Obrigada pelo comentário!